top of page

Construção Civil em parceria com a Ong Lua Nova


A Empreiteira Escola é um espaço de formação e de experimentação de tecnologia que visa desenvolver em mulheres, habilidades relacionadas à construção civil, assim como possibilitar a aquisição ativa e participativa de um espaço para morar e se desenvolver. Pelas suas características inovadoras e por pretender satisfazer uma necessidade básica do público-alvo, a equipe deve ser formada por pessoas que apresentem competências e habilidades em suas funções distintas, que sejam criativas e flexíveis nos seus conceitos e abertas às mudanças e desenvolvimento de metodologias.

É fundamental que todos os membros da equipe possam entender e atuar nas tecnologias propostas nos seus diferentes setores. Para isto será necessário a capacitação através dos cursos de construção civil, reciclagem com pet, tijolo e mobilização.


O Instituto Empodera em parceria com a Associação Lua Nova, estabeleceu parcerias com entidades filantrópicas como Ação Moradia, Physys, Mundo Pet, Sesi, Universidade de Sorocaba, Faculdade de Engenharia de Sorocaba, Tijolar, SPLICE do Brasil, a Prefeitura Municipal de Votorantim (SP) e ABCP Cimentos para a criação de uma “Empreiteira-Escola” que reúne uma equipe de jovens mães residentes e ex-residentes que buscam uma aprendizagem contínua no setor de construção civil e a construção de suas próprias casas. O projeto “Empreiteira-Escola” objetiva também a geração de renda às jovens e para a organização, através da venda de produtos e serviços para a população carente.


A partir de 2006, em parceria com a Lua Nova levamos o projeto Empreiteira-Escola para a comunidade, oferecendo tijolos e cursos de capacitação para a autoconstrução da casa própria, através da venda do “kit Construa sua Vida”. Este “kit” inclui a venda conjunta de 8.400 tijolos ecológicos e curso de capacitação ao seu cliente para que ele realize o “sonho da casa própria”. O público-alvo da Lua Nova é a população de baixo poder aquisitivo (classes C, D) que poderá realizar o “sonho da casa própria” através da aquisição de tijolos ecológicos e construção pelo método “faça você mesmo”. A empreiteira-escola espera atingir seu público através da venda direta da tecnologia, de parcerias com prefeituras, empreiteiras e outras ONGs.


Em 2007, a expansão da capacidade de produção com o aumento da mão de obra, capacitada na fase anterior e com o estabelecimento de parceria com empreiteira local à qual será oferecido o serviço de construção de casas com a técnica do tijolo ecológico.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page