top of page

Aldeia Guyra Pepó.


Até meados de 2018, a aldeia Guyra Pepó vivia no Pico do Jaraguá, nas proximidades de Jundiaí e São Paulo. Porém, nesse referido ano, foram deslocados dessa localidade porque a Rodoanel desejava aumentar sua área de funcionamento e, desde então, grande parte da aldeia está instalada em Tapiraí. Esse deslocamento foi devidamente legalizado e a cidade foi escolhida pelos próprios índios. Entretanto, note-se que o fato deles deixarem o ambiente em que viviam, não foi uma escolha.


Desde que se mudaram para essa nova cidade, passaram a enfrentar certas dificuldades cotidianas no que diz respeito ao processo de adaptação e reestruturação, visto que infelizmente, vivem num terreno no qual há muitos eucaliptos, fato este que dificulta muito a prática de plantio e, consequentemente, se torna um empecilho para a reestruturação da aldeia.


O Instituto Empodera apoia essa comunidade através da venda de produtos feitos pelas mulheres locais, gerando renda, apoiando a autonomia e economia local.


A construção da Casa de Artes é um modo de apoiar e oferecer para essas mulheres e para a comunidade, um local específico para a produção de artesanatos.

86 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page