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SOBRE

O Programa de Extensão “Mundos Possíveis: Onde os olhares se cruzam” contempla a atuação de alunos do Centro Universitário Facens em comunidades mais vulneráveis de Sorocaba e região, como população indígena, assentamentos, comunidade quilombola e população de rua, que estão articuladas a ONGs e coletivos comunitários. A metodologia contempla a realização de visitas, diagnósticos e propostas transformadoras dos alunos e dos atores comunitários em formato longitudinal, isto é, todos os semestres alunos de diferentes cursos e disciplinas desenvolvem propostas, dando continuidade ao processo do semestre anterior.

Cada grupo, de 8 a 10 alunos, é responsável por uma comunidade no semestre, junto a qual promovem propostas de transformação, como a reforma de casas, construção de brinquedos, ações de conscientização em saúde, e doações. A fase um tem como objetivo a vinculação inicial na comunidade, reconhecimento do território e mapeamento, acompanhado pelo professor responsável da disciplina e pelos tutores que vivem e/ou trabalham na comunidade. A segunda fase é direcionada à capacitação das equipes. A terceira traz o mapa diagnóstico da comunidade. E para finalizar, é organizada a ação coletiva, pesquisa de satisfação e coleta de depoimentos. Durante o semestre, o professor responsável e os mentores dos grupos orientam seus alunos, em supervisões quinzenais, com duração de 1 hora, em que se desdobram em conjunto metas e tarefas.

POR QUE A ATIVIDADE É
CONSIDERADA INOVADORA?

A grande inovação está no fato de ser um programa contínuo em que são trabalhadas as mesmas comunidades, gerando impactos que vão se somando ao longo do processo.

Além disso, alunos, professores e comunidade através de ações coletivas tem a missão de descobrir talentos “invisíveis” nas comunidades, como dançarinos, poetizas, pintores, músicos, artesãs, empreendedoras e construtoras. Ao identificar e apoiar esses talentos, não apenas se oferece oportunidades de visibilidade e para o desenvolvimento destes, mas também se promove a diversidade e a mudança de representação social, encontrando potência onde se via somente vulnerabilidade, e impulsionando a inovação e o crescimento econômico.

Esses esforços não apenas empoderam as comunidades, mas também inspiram a comunidade acadêmica a perseguir suas próprias aspirações, criando um ciclo virtuoso de realização.

As intervenções contribuíram para o cuidado integral, acolhimento, fortalecimento de vínculos e conhecimento de direitos através de olhares que tornam “mundos possíveis”, possibilitando a
aproximação dos estudantes com as comunidades, outras realidades e a criação de vínculos para além da sala de aula. Um vídeo que dá visibilidade ao talento das pessoas das comunidades e uma exposição de arte “Mundos Possíveis” foram produtos que nasceram desse processo transformador. O projeto é facilmente replicável e tem baixo custo de implantação.

QUAL O MOTIVO DA BUSCA POR ESSA INOVAÇÃO?

O Centro Universitário Facens é reconhecido pelo seu constante diálogo com as comunidades, provocando e sensibilizando os acadêmicos para a sua reponsabilidade ética e cidadã, transformando na prática, realidades difíceis. A experiência de promover mudanças, de intervir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de aprender a aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação necessitava ser interiorizada e formalizada como extensão acadêmica. Nasce assim o Programa “Mundos Possíveis” que institucionaliza as inúmeras iniciativas já existentes e promove a real transformação. O aluno passa a ser um agente de mudanças acima de tudo, despertando em seu processo de formação profissional a capacidade de olhar para o outro de maneira responsável e comprometida com as necessidades da população vulnerável.

Através do Mundos Possíveis as comunidades passaram a ser parte de seu processo acadêmico, como “tutores da cidadania”, trazendo desafios da realidade social do entorno. Aos alunos e professores cabe encontrar soluções, ideias e propostas que possam ser efetivas e viáveis. Um fator fundamental para a implantação do programa foi que ao mesmo tempo que o aluno desenvolve uma ação, ele acompanha ao longo dos semestres a evolução e o impacto dela, além da integração desta ação com intervenções de cursos, tendo a interdisciplinaridade e o trabalho integrado.

Alguns benefícios promovidos no programa são: a promoção da saúde por meio de medidas de prevenção e controle de doenças infectocontagiosas, a promoção da saúde mental, o levantamento de riscos de desastres, as principais necessidades da comunidade em relação a questões de infraestrutura, saneamento básico, transporte e escolas, a intervenção para incrementar a nutrição e a alimentação equilibrada. No mais, o trabalho extensionista está em plena consonância com as diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária 2 porque faz parte da tríade: Ensino-Pesquisa-Extensão, abarcando todas as etapas.

IMPACTOS GERADOS NA IES E/OU NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

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PARCEIRO

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